Pesquisadores da Ufscar investigam impacto do uso de telas na memória de crianças

Um grupo de pesquisadores da área da psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está empenhado em investigar possíveis associações entre o tempo de uso de tela e a memória de crianças. Para conduzir essa pesquisa, estão convidando pais ou responsáveis a responderem um questionário online, enquanto suas crianças participarão de atividades presenciais no Campus São Carlos.

De acordo com os pesquisadores, diversos tipos de telas, como TVs, celulares e tablets, compõem o universo infantil. Apesar do uso funcional dessa tecnologia em prol do aprendizado na primeira infância, as crianças passam a maior parte do tempo online consumindo diversos conteúdos.

A tecnologia tornou-se um elemento frequente na vida das crianças pequenas em idade pré-escolar, com um aumento significativo de uso ao longo dos anos, intensificado pela pandemia de COVID-19.

A pesquisa está aberta apenas para a pessoa responsável que convive diariamente com a criança. Para participar, é necessário responder um questionário online sobre a criança, que deve ter entre 4 e 5 anos de idade. Além disso, a criança realizará uma atividade para avaliação de sua memória. Os interessados em participar devem entrar em contato com a pesquisadora Catarina Ricca pelo WhatsApp (11) 99706-3661.

Essa iniciativa visa aprofundar o entendimento sobre como o uso de telas impacta a memória infantil, fornecendo insights importantes para orientar práticas saudáveis relacionadas à tecnologia na infância.