Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Pesquisa mostra que apenas 53% dos brasileiros conseguiriam cobrir suas próprias despesas, no máximo 3 meses, caso parassem de trabalhar

Da Redação – 11/02/2022

 

Segundo pesquisa do Banco de Desenvolvimento da América Latina sobre Educação Financeira no Brasil, apenas 53% dos brasileiros conseguiriam cobrir suas próprias despesas por, no máximo, três meses caso parassem de trabalhar agora, e especialistas do mercado financeiro apontam a desinformação como principal causa para este cenário.

Além disso, nos últimos 12 meses a taxa de famílias endividadas vem aumentando significativamente, encerrando o ano de 2021 em 74,5%. Segundo dados da FecomercioSP – considerada um recorde para os especialistas

Ainda segundo o Banco de Desenvolvimento da América Latina, 61% dos consumidores cortaram gastos ou evitaram realizar novas compras que estavam programadas ou não, prejudicando ainda mais setores do comércio e serviços.

Um dos principais motivadores do cenário de endividamento é apontado por pesquisa do Centro Educacional CVM/OCDE em evento coordenado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que ouviu 1200 brasileiros em dezembro de 2020.