Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Pesquisa de Mibilidade Urbana coleta informações pesquisa Linha de Cordão em Araraquara

Da Redação – 26/01/2021

 

Segue até fevereiro em Araraquara uma pesquisa sobre mobilidade urbana. Pesquisadores estarão nos principais pontos de acesso e saída da cidade até o dia 10 do próximo mês para coletar informações para a elaboração de um Plano para a cidade.

A pesquisa, chamada de Linha de Cordão (Cordon Line), teve início na última quinta-feira, dia 21, na Av. Manoel de Abreu, e está prevista para acontecer na Marginal da pista sul da Rodovia Washington Luís, nesta terça-feira (26); na Rua José Barbieri Neto, na quarta-feira (27); na Av. Estrada de Ferro, na quinta (28); na Rodovia Abdo Najm, dia 2 de fevereiro; na via de acesso Engenheiro Ivo Najm, no dia 3; na Avenida Presidente Vargas, no dia 4; na Rua Domingos Zanin, no dia 9; e na Av. Engenheiro Heitor de Souza Pinheiro, no dia 10 de fevereiro.

São dois turnos, manhã e tarde, e os horários previstos são entre 6h30 e 9h30 e entre 16h30 e 17h45.

Os pesquisadores estão devidamente identificados por colete e crachá, e contam com apoio de Agentes de Fiscalização do Trânsito.

De acordo com a professora da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e coordenadora da área de urbanismo do projeto, Luciana Gonçalves, a pesquisa linha de cordão consiste em duas atividades:

Além da contagem volumétrica de veículos (número de veículos) por tipo (carro, moto, caminhões e ônibus), os dados coletados buscam pesquisar origem-destino com os motoristas dos veículos (bairro de saída, bairro de chegada e periodicidade), segundo

O Plano de Mobilidade é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana instituída pela lei federal nº 12.587/2012.

Essa lei estabelece que todos os municípios com mais de 20 mil habitantes são obrigados a elaborar um plano de mobilidade em um processo participativo com os diversos setores da sociedade civil.

Quem tiver dúvidas ou comentários sobre a pesquisa origem-destino pode entrar em contato com a equipe da UFSCar pelo whatsapp (16) 99788-2792.