Pesquisa de doutorado investigará efeitos da COVID-19 em jovens saudáveis

Uma pesquisa de doutorado, conduzida no âmbito do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, está em andamento com o objetivo de avaliar a função autonômica cardíaca, composição corporal, perfil inflamatório e aptidão física em jovens saudáveis que tiveram ou não a COVID-19. O estudo, liderado pelo pesquisador Marco Antônio de Lima, tem como intuito aprofundar o entendimento dos sintomas que persistem em pessoas que tiveram casos leves da doença.

A pesquisa visa lançar luz sobre questões como fadiga, dispneia e falta de concentração, que ainda afetam algumas pessoas após a recuperação da COVID-19. Marco Antônio de Lima ressalta que a análise é de suma importância, pois a fisiopatologia desses sintomas a longo prazo ainda não é completamente compreendida.

Para atingir seus objetivos, os pesquisadores estão recrutando voluntários entre 18 e 30 anos que sejam saudáveis e não apresentem limitações físicas, cardiovasculares, respiratórias, diabetes, hipertensão, obesidade ou façam uso de medicamentos, suplementos esportivos ou estejam sob tratamento médico. Os participantes devem ter tido contato leve com o vírus da COVID-19 ou apresentar sintomas relacionados à doença. Mesmo aqueles que não foram contaminados pela doença podem participar da pesquisa.

O estudo oferece exames e avaliações gratuitos aos participantes, e as informações coletadas contribuirão para uma melhor compreensão dos efeitos da COVID-19 em indivíduos saudáveis. Pessoas interessadas em participar da pesquisa podem entrar em contato por meio do e-mail malima@estudante.ufscar.br.