Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Pesquisa da UFSCar avalia o impacto da pandemia para os catadores de recicláveis

Da Redação – 14/02/2022

 

Uma pesquisa da UFSCar avaliou o impacto da pandemia para os catadores de recicláveis. O trabalho teve como objetivo discutir o aumento no uso de plásticos descartáveis nesse contexto e os impactos econômicos e sociais para o país

Resultados da pesquisa foram divulgados no periódico circular Economy and Sustainability. O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fapesp sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Como ressaltam os autores no texto, o Brasil é o quarto maior produtor de resíduos plásticos do mundo. e no cenário da pandemia de Covid as leis criadas com o objetivo de reduzir o uso desse material no comércio, por exemplo, foram suspensas. O trabalho teve como objetivo discutir o aumento no uso de plásticos descartáveis nesse contexto e os impactos econômicos e sociais para o país.

Para construir a análise crítica do tema, foram utilizados dados do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e de outras organizações nacionais.