Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Pandemia poderia ser controlada em alguns meses com disposição dos governos, diz OMS

Por Agência Rádio 2 – 13/04/2021

 

Retomada do aumento no número de casos é mortes por Covid-19 em todo o mundo preocupa a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A entidade reforçou a necessidade de engajamento dos governos no reforço das medidas sanitárias para conter a pandemia, com o distanciamento social e uso de máscaras, além de vacinação.

Na segunda-feira, o diretor-geral do organismo internacional, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que poderia ser controlada em alguns meses se houvesse empenho por parte dos governos e da população em adotar as medidas de controle.

E bateu na mesma tecla, que há um ano é defendida: lavar as mãos, usar máscaras, vigilância epidemiológica, testagem, isolamento de casos confirmados, rastreamento de contatos e distanciamento social.

São medidas que funcionam para impedir a cadeia de transmissão e salvar vidas, declarou.

Tedros Adhanom voltou a alertar que é falsa a impressão de que os jovens são saudáveis e não terão grandes problemas.

Relembrou que muitos casos entre pessoas jovens resultaram em mortes.

A OMS também enfatizou a importância da vacina e distribuição igualitária dos imunizantes em países da África e no Oriente Médio para ampliar o controle da doença.

O número de casos globais de Covid-19 teve redução por seis semanas em janeiro e fevereiro, mas voltou a subir nas últimas sete semanas.

Na semana passada, a OMS registrou o quarto maior número de contaminações ao longo de sete dias, desde o início da pandemia.

Foram QUATRO MILHÕES 400 MIL infectados.