|
Por Agência Rádio 2 – 16/02/2021
A Organização Mundial da Saúde aprovou o uso emergencial de mais uma vacina contra o novo coronavírus.
As duas versões do imunizante desenvolvido pela Oxford/AstraZeneca receberam aprovação: tanto as doses feitas em parceria com o laboratório SkBio, da Coreia do Sul, como com o indiano ISerum
Com isso, as vacinas de Oxford poderão entrar na lista das doses oferecidas pelo consórcio Covax Facility aos países mais pobres.
Até a aprovação dos imunizantes da universidade inglesa, nesta segunda-feira, apenas a vacina da Pfizer, desenvolvida em parceria com a BioNTech, estava na lista, com uso emergencial aprovado pela OMS.
A mais recente autorização da entidade destrava a distribuição pela Covax de 336 milhões de doses do imunizante Oxford/AstraZeneca para 145 países, incluindo Brasil.
A expectativa é que um milhão e 600 mil doses do imunizante de Oxford cheguem ao Brasil até o fim do mês que vem e outros 6 milhões até julho.
Lembrando que a vacina de Oxford já está sendo usada no Brasil. Ela e a dose desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, mais conhecida como Coronavac, são as únicas duas que já receberam aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para uso emergencial aqui.