| 
							
							 | 
						
Dados da plataforma Info Tracker, desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mostram que o número de pacientes internados no estado de São Paulo com Covid-19, ou com a suspeita da doença, aumentou 27,6% em um período de 14 dias.
Em 19 de setembro, eram 702 internados, quantidade que aumentou para 896 em 3 de outubro, data da última atualização da plataforma.
Em 2023, a maior quantidade de internados ocorreu em março, quando o número superou dois mil pacientes. No início de agosto, o estado registrou a menor quantidade de internados, pouco mais de 400.
No auge da pandemia de Covid-19, em março de 2021, as internações causadas pela Covid-19 chegaram a mais de 30 mil em SP.
O pesquisador Wallace Casaca, coordenador do Info Tracker, disse que, de uma forma geral, a elevação dos casos nas últimas semanas é preocupante, mas também não é um dado para que se possa se alarmar.
“Comparado com as situações anteriores, como agora em março de 2023, a gente não está na mesma situação crítica”, disse Casaca. “No cenário de agora, embora a gente tenha um crescimento do contágio, a população está devidamente imunizada, as vacinas ajudaram bastante a frear o avanço da doença.”
De acordo com o pesquisador, nas últimas semanas há uma ascensão na transmissão de Covid-19 no Brasil, o que já ocorre na região Sudeste, crescimento que deverá chegar às demais regiões do país nas próximas semanas. O aumento dos casos, segundo ele, está sendo causado por novas subvariantes da doença.
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou que está monitorando a situação e que, caso seja necessário, tomará medidas para conter o avanço da pandemia.
Recomendações
O Ministério da Saúde recomenda que a população continue se vacinando contra a Covid-19 e que siga as medidas de prevenção, como o uso de máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos.
				
													



								
								
 por 