Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

No dia de São Francisco ouvintes enviam fotos dos seus bichinhos de estimação

Da Redação – 04/10/2021

 

 No dia do padroeiro dos animais e da natureza, Sidney Prado faz um programa especial aos bichinhos de estimação

Nesta segunda-feira (4) os ouvintes do Programa Revista SDS, apresentado pelo jornalista Sidney Prado, enviaram fotos de seus bichinhos de estimação, em comemoração ao Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e da natureza.

Sidney Prado, disse que temos em São Francisco o homem apaixonado pela vida, irmão de toda a criatura, o menor entre os menores e companheiro dos excluídos, o peregrino e forasteiro, cantor da alegria e do sofrimento:” Recordamos do Francisco de Clara, de Antônio e de cada um de nós. Porém, esse sentimento não pode reduzir-se a um simples recordar, nostálgico, mas tornar-se realidade, atitudes concretas em nossa vida humana e cristã”, disse.

Ao abrir o programa, o jornalista pediu aos ouvintes que pudessem enviar a foto de seus bichinhos de estimação, muitas imagens chegarem ao nosso número de whatsapp, tamanha participação que viralizou nesta matéria, para o nosso portal.

Em sua fala ainda, Sidney ressaltou com os ouvintes a importância do cuidado, zelo e carinho para os animais, disse diariamente encontramos animais abandonados, perdidos em várias esquinas, escondendo da chuva ou com machucados profundos: “O que as pessoas não entendem é que a responsabilidade de ter um animal de estimação ultrapassa a individualidade e se estende à comunidade. Abandonar um animal gera problemas muito maiores do que aparenta, a responsabilidade de ter um animal doméstico é a mesma de ter um filho pequeno em casa”, enfatizou.

VOCÊ SABIA?

São Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 1182. Era um jovem rico que, ao deparar-se com a pobreza vista nas ruas de sua época, abdicou de seus bens materiais. O Santo é padroeiro dos animais e criou a ordem Franciscana, à qual tem muitos seguidores que fazem voto de pobreza e peregrinam.

Santa Clara de Assis, padroeira da paróquia do bairro Buritis, foi a fundadora do ramo feminino da ordem franciscana. Italiana, Clara nasceu em 1193, na cidade de Assis. Fora a primeira mulher da igreja a se interessar pelos ensinamentos de Francisco de Assis, embora sua família nunca tenha sido a favor de sua vocação religiosa (fonte: Igreja dos Capuchinhos )

A data de comemoração do dia de São Francisco de Assis deriva de uma homenagem ao dia de sua morte, 4 de outubro de 1226. Ele  foi sepultado na Igreja de São Jorge, na cidade de Assis e, após dois anos da sua morte, foi canonizado pelo Papa Gregório IX (fonte: Despertar Franciscano).

Oração

Uma das orações mais belas que conheço foi composta por São Francisco, e vale a pena recordá-la e meditar suas palavras:

Senhor, faça-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado,
Compreender que ser compreendido,
Amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado,
E é morrendo que se nasce para a vida eterna.

Dia dos Animais