Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Negociações avançam e Rússia anuncia redução dos ataques a Kiev

Por Agência Rádio 2 – 30/03/2022

 

As negociações por um cessar fogo no leste europeu avançaram.

Nesta terça-feira, o ministério da Defesa da Rússia anunciou que as tropas vão recuar e reduzir ‘radicalmente’ os ataques à capital Kiev e a Chernihiv, no norte do país.

O anúncio foi feito depois do final da nova rodada de negociações que Rússia e Ucrânia realizaram em Istambul, na Turquia, para tentar colocar fim a mais de um mês de ataques russos ao território ucraniano.

O recuo das tropas e a diminuição dos ataques é, segundo os russos, um movimento é para fortalecer a confiança mútua e criar condições necessárias para negociações futuras e alcançar o objetivo final de assinar um acordo de paz; ainda não significa, no entanto, o cessar-fogo.

O recuo e a redução radical dos ataques ainda não significam cessar-fogo.

De acordo com imprensa que cobre a guerra, a Ucrânia propôs adotar a neutralidade. Status neutro significa que o país não pode fazer parte de alianças militares, como a Otan, e nem hospedar bases militares em seu território.

A Rússia, por sua vez, teria concordado com uma possível reunião entre os presidentes dos dois países assim que chegarem a um acordo de paz.