Mutirão para renegociar dívidas termina nesta sexta-feira (11)

Cidadãos brasileiros que enfrentam dificuldades financeiras e possuem dívidas em atraso de qualquer natureza ou valor têm até esta sexta-feira, 11 de agosto, para aproveitar a oportunidade oferecida pelo mutirão nacional “Renegocia!”. Coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), o projeto visa auxiliar os consumidores a negociar suas dívidas antes que elas se tornem incontroláveis.

Iniciado em 24 de julho, o mutirão “Renegocia!” concentra seus esforços em prevenir o superendividamento e garantir o mínimo existencial aos cidadãos. Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que eleva o valor do mínimo existencial de R$ 303 para R$ 600. Este valor protegido por lei visa assegurar que os indivíduos endividados tenham um montante mínimo para suas necessidades básicas.

A iniciativa abrange diversos tipos de dívidas, não se limitando apenas às dívidas bancárias. Dívidas com o varejo também podem ser incluídas nas negociações. Entretanto, é importante ressaltar que débitos relacionados a pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário não estão inclusos no programa.

Não há requisitos de renda ou limites para o valor das dívidas para que os consumidores possam participar do mutirão. A ideia é proporcionar um ambiente favorável para que qualquer pessoa com dívidas em atraso possa buscar soluções acessíveis para renegociar suas obrigações financeiras.

Para participar do “Renegocia!”, os interessados devem se dirigir aos órgãos de defesa do consumidor mais próximos, como Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e associações de defesa do consumidor. Além disso, o portal consumidor.gov.br também está disponível para facilitar o processo de negociação das dívidas.