Músico Mazinho Quevedo visita estúdios da Rádio SDS

Por Erica Roveder – 03/12/2021

 

Na tarde desta sexta-feira(03) o músico e compositor Mazinho Quevedo esteve no estúdio 2 em São Carlos, onde concedeu uma entrevista ao vivo no programa Mix da 93, comandado pelo locutor Giovani Rodrigues. O músico falou sobre sua carreia, suas composições musicais e instrumentais, a importância da moda caipira para as futuras gerações e ainda falou com exclusividade sobre sua paixão sobre panificação.

 

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA: https://fb.watch/9GdrJA0ZOx/

 

Conheça a história de Mazinho Quevedo:

Osmar Lucianeti Quevedo (Mazinho Quevedo), nasceu em 28 de março de 1965 em Adamantina, no interior do estado de São Paulo, na barranca do Rio Paraná.
Começou a tocar viola com dez anos de idade, influenciado pela música caipira autêntica onde aprendeu a gostar dos rítmos tradicionais como a toada, cateretê, pagode caipira, moda de viola, guarânia e rasqueado, polca e catira etc. Mas foi a viola de Tião Carreiro que fez despertar o interesse em se aperfeiçoar nesse instrumento que, ao contrário do violão, não há um
método de aprendizagem teórico. Dessa maneira, o aprendizado se deu através da observação e comparação com outros músicos e principalmente com os discos e fitas, criando assim, um estilo próprio de solar a viola. Em 1980 mudou-se para Araras/SP, onde deu prosseguimento ao seu estudo e aperfeiçoamento técnico, sempre através da escuta e observação e também a compor suas próprias letras e melodias cujo tema sempre foi o cotidiano do interior do estado de São Paulo, histórias de boiadeiros, a natureza e tradições culturais.
Em 1984 ingressou na faculdade de Odontologia da Unicamp, onde se formou em 1987. Além do estilo caipira que nunca abandonou, sofreu influência da MPB em geral, do Jazz, da música flamenca e também da música instrumental brasileira, assim, Mazinho mistura a música de viola de Tião carreiro com a virtuose de Egberto Gismonti e Hermeto Paschoal, a música clássica de Villa-Lobos com a brejeirice de Tonico e Tinoco, executando com perfeição de Valdir Azevedo a Ravel, de Luiz Gonzaga a Paco de Lucia, dando um toque pessoal em suas interpretações e composições devido a utilização de afinações próprias de viola como o cebolão, cebolinha, rio abaixo etc.
Participou do projeto “Terra da Viola” junto à Orquestra Sinfônica de Piracicaba onde pela primeira vez na história um violeiro teve a oportunidade de ser o solista de uma orquestra sinfônica executando as mais belas músicas caipiras. Além disso, apresentou junto com a cantora Inezita Barroso o show “Ao Som da Viola” onde o tema foi a obra de Cornélio Pires precursor da música caipira. Tocou com a Orquestra Sinfônica Nacional – 100 Anos de Ari Barroso. Tocou no Projeto da Brasilidade em Portugal. Participou do Festival Viola de Todos os Cantos EPTV-Globo já na sua sétima edição.
Mazinho Quevedo foi apresentador do quadro musical do Programa “Caminhos da Roça” da EPTV-Rede Globo. Mazinho também já assinou a trilha do Programa Viola Minha Viola da TV Cultura.
Mazinho junto com Tinoco da dupla com Tonico lança o DVD “Coração Caipira”, sucesso de crítica e vendagem. Participou do filme “Menino da Porteira” com o cantor Daniel em uma roda de viola cantando com seu pai Zé Camilo.
Em 2009 canta junto com Édson e Hudson e Zezé di Camargo na Arena de Barretos a maior festa de Peão do Brasil.
Foi indicado ao Grammy Latino com o álbum “Alma Caipira”.
Com o show “Viola de Todos os Tempos”, Mazinho Quevedo e sua banda mostra um apanhado geral da música de viola e as possibilidades que esse instrumento oferece para a execução dos mais variados estilos musicais. Além do caráter popular que esse show se vale, traz sempre uma fundamentação cultural, mostrando de maneira alegre e divertida a cultura e as tradições musicais do estado de São Paulo e porque não dizer do Brasil.

Contatos Para Shows:
Fone: (19) 3541-3235
E-mail: [email protected]
Site Oficial: www.mazinhoquevedo.com.br

Fonte: recantocaipira.com.br