|
|
No dia 22 de agosto, terça-feira, será celebrada uma missa em ação de graças em comemoração aos 206 anos da fundação de Araraquara e da Basílica São Bento. A cerimônia será presidida pelo pároco reitor da Basílica São Bento, Padre Rodolfo Faria. Ele enfatiza a relevância da data, relembrando a história: “Tudo começou com Pedro José Neto, que ergueu a primeira capela, uma modesta construção de palha. Mais tarde, em 1817, a paróquia foi criada por Dom Matheus Abreu Pereira, bispo de São Paulo, marcando um ponto crucial na evangelização da região, já que muitas localidades careciam de um sacerdote para ministrar os sacramentos”.
Diferente de outras cidades do interior do estado, a Freguesia de São Bento de Araraquara se desenvolveu em torno da Igreja, enquanto outras surgiam em volta das estações de trem. Os registros mantidos pela Igreja desempenharam um papel fundamental na preservação da história de Araraquara. Padre Rodolfo enfatiza a importância dessa celebração de 206 anos: “Este momento de união da comunidade católica em oração pela nossa Basílica e cidade é um reflexo da fé que sempre permeou a história de nosso povo”.
No dia 22 de agosto também haverá indulgência plenária, que é uma remissão completa das penas temporais do pecado concedida pela Igreja Católica, visando purificar a alma do fiel e abrir caminho para a entrada no céu. Essa data só foi possível devido ao fato da Basílica São Bento ter sido elevada a essa condição, pois somente basílicas podem conceder as indulgências em datas diferentes das determinadas pelo Papa Francisco.
As condições para usufruir desta indulgência plenária são: confissão sacramental, participar de um rito sagrado na Basílica São Bento, com a recitação do “Pai Nosso” e do “Credo”, a Comunhão Eucarística e rezar pelas intenções do Papa.
A missa será na terça-feira (22) ao meio-dia, na Basílica São Bento, no centro de Araraquara.





por 