Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Mensagem ao Papa Francisco será apresentada no segundo dia da 58ª AGCNBB

Informações: Portal CNBB – 13/04/2021

 

No segundo dia da 58ª Assembleia Geral da CNBB, 13 de abril, a expectativa é que seja apresentado um texto escrito pelo episcopado brasileiro ao Papa Francisco. A iniciativa é um gesto de fidelidade e comunhão com o Santo Padre e é realizada em todas as Assembleias Gerais da entidade.

Para isso, a equipe de redação da mensagem propôs aos bispos de escreverem ao Papa sobre os desafios sociais e eclesiais deste momento pandêmico, sem deixar de mencionar as inúmeras iniciativas pastorais e as vozes proféticas que estão surgindo. A mensagem também propõe informar sobre o tema central da Assembleia: “Casa da Palavra: animação bíblica da vida e da pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias” e, se aprovada, deverá ser apresentada logo na primeira sessão da reunião, na parte da manhã, às 8h50.

 

Outros destaques da pauta

Uma breve fala sobre o Pontifício Colégio Pio Brasileiro será apresentada por dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e vice-presidente da CNBB. Dom Pedro Cipollini, presidente da Comissão para a Doutrina da Fé, fará alguns apontamentos sobre a Comissão e suas atividades. A 6ª Semana Social Brasileira, promovida pela CNBB conjuntamente com as pastorais sociais e movimentos populares, com o tema central “Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho”, será abordada pela Comissão organizadora.

Também uma mensagem ao prefeito da Congregação para os Bispos; o Ano Vocacional, proposto pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC) e um balanço do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), da Campanha da Fraternidade, serão debatidos na parte da manhã.

Já no período da tarde, haverá a apresentação da presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano, o Celam. O secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, abordará a Campanha da Fraternidade de 2022 (temas e objetivos centrais). Na sequência, o Grupo de Trabalho (GT) do Pacto pelo Brasil, sob a presidência de dom Guilherme Werlang, bispo de Lages (SC) fará uma apresentação e balanço de suas atividades ao longo de um ano de sua implementação. Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, falará ainda sobre o Congresso Eucarístico Nacional, programado para ser realizado em 2022.

Coletiva de imprensa

A segunda Coletiva de Imprensa da 58ª Assembleia Geral da Conferência Geral dos Bispos do Brasil (AGCNBB), a ser realizada nesta terça-feira, 13 de abril, às 13h, pela plataforma Zoom, vai apresentar a análise de conjuntura social, política, econômica e cultural feita a partir de um grupo de especialistas convocados pela CNBB. Eles produzem análises, com rigor científico, a partir da visão de diferentes campos de conhecimento.

Outro assunto a ser abordado é a 6ª Semana Social Brasileira, uma iniciativa da CNBB, por meio da Comissão para a Ação Sociotransformadora, com o envolvimento ativo das pastorais sociais da Igreja Católica, dos movimentos populares do campo e da cidade, de organizações da sociedade civil, igrejas cristãs, povos indígenas e comunidades tradicionais.

A 6ª Semana Social Brasileira promove a mobilização a partir do tema central “Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho”, no período de três anos (2020 e 2022). Um dos momentos centrais será o Seminário Nacional para formação de articuladores e articuladoras, ainda sem data prevista por causa da pandemia de Covid-19. Outros momentos fundamentais serão os Mutirões Regionais ao longo desse período de três anos.

Para a segunda coletiva, estão confirmados os seguintes nomes: o bispo de Carolina, no Maranhão, e presidente da Comissão de Análise de Conjuntura Social, dom Francisco Lima Soares; dom José Valdeci Santos Mendes, bispo de Brejo, no Maranhão, e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora e dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, bispo de Itacoatiara, no Amazonas, e membro da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora.