Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

MEC trava liberação de R$ 434 mi e compromete reforma e construção de escolas e creches

Por Agência Rádio 2 – 20/04/2022 – Foto: Divulgação

 

Ministério da Educação tem 424 milhões de reais bloqueados que seriam destinados a construção de mais de MIL 700 escolas, creches e projetos de manutenção na área da educação de ao menos MIL 300 cidades brasileiras. 

Dos empenhos de verba para projetos, 77% foram cancelados pelo Ministério da Economia e deixaram unidades de ensino comprometidas para continuar o atendimento aos alunos. 

Os dados foram obtidos pela Folha de São Paulo por intermédio da Lei de Acesso à Informação. 

O curioso é que, de acordo com as informações, os processos para libração do dinheiro não apresentam falhas nem existem entraves burocráticos que justifiquem o cancelamento ou bloqueio. 

Em algumas cidades, parte das obras foram concluídas pelas prefeituras com recursos locais, outra parte consta com obra para execução e uma outra parcela foi classificada como paralisada. 

Especialistas chegaram à conclusão de que não existe critério técnico na gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Entre as localidades mais prejudicadas pelo bloqueio de verbas do MEC estão sete cidades do estado de Alagoas; algumas do Piauí e do Ceará.  

Em algumas, o descompasso entre os programas de apoio e as reais necessidades aos estudantes é o envio de kits de robótica (peças para criação de objetos com aplicação de conhecimentos em matemática, física e computação) a escolas que não têm água encanada nem internet.