MEC oferece cursos gratuitos e a distância para 40 mil professores

Da Redação – 10/12/2020

 

O Ministério da Educação vai ofertar curso gratuito e a distância para a qualificação de 40 mil professores de alfabetização, com duração total de 160 horas, a partir de 11 de janeiro.

O curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) deverá ser acessado no ambiente virtual de aprendizagem do mec (avamec), onde os professores poderão assistir a vídeos, baixar os materiais de leitura e preparar as tarefas de estudo.

Segundo nota do MEC “O curso é composto por um manual teórico, de 24 capítulos, elaborado pela faculdade de psicologia e de ciências da educação da universidade do porto, e um programa de intervenção prático, desenvolvido pelo centro de investigação e intervenção na leitura do instituto politécnico do porto”.

Ainda, de acordo com o MEC, a Universidade Aberta de Portugal ficou responsável por gravar as videoaulas e produzir as legendas para o português do Brasil,

O conteúdo abarca noções fundamentais de alfabetização, de literacia emergente (antes da instrução formal), da aprendizagem da leitura e escrita e das dificuldades desse processo.

Além do curso online, professores brasileiros poderão participar de capacitação presencial em Portugal.

A capes deverá abrir editais para esses cursos nos próximos dois anos. No total, a autarquia prevê investimento de R$ 6,3 milhões na formação de professores alfabetizadores.

A plataforma do curso pode ser acessada pelo endereço: https://avamec.mec.gov.br