Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Mais contribuintes brasileiros terão acesso à ferramenta que pré-preenche a declaração do IR

Por Agência Rádio 2 – 08/03/2021

 

A Receita Federal ampliou o funcionamento de uma ferramenta que promete facilitar a vida do contribuinte, na hora do envio da declaração do imposto de renda.

A partir desse ano, segundo o Fisco, o contribuinte terá mais facilidade usar a ferramenta da declaração pré-preenchida, que existe desde 2014.

Até o ano passado, esse pré-preenchida só estava disponível para contribuintes com certificação digital, uma espécie de assinatura eletrônica paga.

A novidade é que, a partir desse ano, estará disponível também, do dia 25 de março em diante, também para quem tem conta gov.br, ou seja que está cadastrado Portal de Serviços Públicos do Governo Federal, com conta verificada e comprovada.

Quando o contribuinte que têm acesso à declaração pré-preenchida, ele recebe um formulário com os dados fiscais já informados e fica com a incumbência apenas de confirmar as informações listadas e enviar o documento para a Receita Federal.

Caso seja necessário, claro, pode retificar ou complementar as informações antes do envio.

As informações que aparecem na declaração pré-preenchida são de dados declarados por terceiros em outros documentos enviados ao Fisco.

As fontes de informação usadas são a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte, que é o Dirf, a Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias e Declaração de Serviços Médicos.

A declaração pré-preenchida está disponível por meio do serviço Meu Imposto de Renda, quando acessado pelo Centro de Atendimento Virtual da Receita, o e-CAC.

Colabore com a Rádio Diocesana, seja um Amigo da Rádio. Entre em contato no fone (16) 3362-4485 ou pelas nossas Redes Sociais.