|
Por Agência Rádio 2 – 26/04/2022 – Foto: divulgação
A maioria dos brasileiros está descrente em relação ao fim da corrupção no país.
Levantamento realizado pelo Datafolha entre os dias 22 e 23 de março revelou que 53% das pessoas acreditam que a corrupção vai aumentar nos próximos meses.
26 em cada 100 acham que o cenário não vão mudar e só 17% se mostram mais otimistas e dizem que os casos de corrupção vão diminuir.
Comparando com pesquisa semelhante realizada em dezembro do ano passado, os números mostram um aumento do pessimismo em relação à política.
Na ocasião, era menor a porcentagem da população que achava que a corrupção pioraria em um futuro próximo.
A senadora pelo MDB do Mato Grosso do Sul e pré-candidata à presidência da República, Simone Tebet, avalia que a falta de atitude firme do presidente Jair Bolsonaro em relação aos casos recentes de suspeita de corrupção no governo federal, como o que ligou pastores a esquema ilegal de repasse de verbas do ministério da Educação, é dos fatores que faz aumentar o pessimismo do brasileiro.
Insatisfeita com o cenário atual, a sociedade tende a acreditar cada vez menos na política.
Mas é só a política, segundo Simone Tebet, que é capaz de transformar o país. Por isso, cada brasileiro precisa estar ciente da responsabilidade de suas escolhas no momento que vai às urnas.
A pesquisa realizada em março pelo Datafolha ouviu 2.556 pessoas acima de 16 anos, em 181 cidades de todo o país e tem margem de erro de dois pontos percentuais , para mais ou para menos.