Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Lula faz 1º discurso após recuperar direitos políticos: “Fui vítima da maior mentira jurídica em 500 anos”

Por Agência Rádio 2 – 11/03/2021

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta quarta-feira, 10 de março, o primeiro pronunciamento público após ter recuperado os direitos políticos.

Na segunda, o ministro Edson Fachin, da Suprema Corte, anulou as condenações do petista no âmbito da Lava Jato.

Fachin não decidiu se Lula é culpado ou inocente, mas as condenações foram anuladas pq o magistrado entendeu que a 13ª Vara de Curitiba não tinha competência para analisar os casos.

No discurso desta quarta, Lula disse ter sido vítima da “maior mentira jurídica contada em 500 anos de história” e que, apesar de ter motivos para sentir ‘profundas mágoas’, não as sente

Segundo ele, a dor dos brasileiros tem sido muito maior.

No pronunciamento, que durou quase uma hora e meia, Lula fez críticas diretas ao presidente Jair Bolsonaro no enfrentamento da pandemia defendeu a vacinação contra o novo coronavírus.

Entre outros temas, o ex-presidente também defendeu o pagamento do Auxílio Emergencial no valor de 600 reasis até que o Estado brasileiro garanta a geração de emprego e criticou a forma como os veículos jornalísticos cobriram seu julgamento pelo ministro Sergio Moro e a sua condenação; segundo ele, foi de forma espetaculosa e persecutória.

No entanto, defendeu a liberdade de imprensa, dizendo que ela é uma das razões principais para a manutenção da democracia.