Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Levantamento aponta que aumento de casos de covid-19 está relacionado ao pós-feriado

Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos aponta que o aumento de casos positivos da covid-19 no munícipio está relacionado com o período de pós-feriado. E agravado pela demora da população na procura dos testes da doença após os primeiros sintomas.

A faixa etária dos casos positivos atualmente gira em torno de 20 a 49 anos.

Atualmente a cidade de São Carlos possui 4.727 casos confirmados da doença com 64 óbitos.

A transparência no acompanhamento dos dados está sendo fundamental para a análise da evolução da doença tanto na cidade, como no Estado.

Segundo a Diretora de Vigilância em Saúde, Crislaine Mestre, dois sistemas são utilizados para se obter uma análise mais detalhada.

A diretora destaca que o aumento de casos positivos observados nos últimos dias está relacionado a dois motivos

Desde o início da pandemia da covid-19 no Brasil, mais de 30 mil testes já foram realizados no município.

Para continuar testando todos os usuários do SUS, a Secretaria de Saúde já solicitou a compra de mais testes do tipo RT-PCR para atender a demanda e manter o protocolo estabelecido, com um investimento de mais R$ 450 mil.

No início da pandemia o município adquiriu R$ 2 milhões em exames do tipo PCR. Já os testes rápidos foram repassados pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde.

Apesar de mais de 8 meses da situação pandêmica da covid-19 no país e no município, a Diretora da Vigilância em Saúde salienta que é de suma importância, apesar das pessoas já estarem cansadas de usar máscaras, do álcool em gel e de respeitar o distanciamento social, entender que a pandemia não acabou.