Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Juiz determina que a União deve restabelecer leitos para covid em Araraquara

Da Redação – 04/03/2021

 

A União terá de restabelecer leitos para covid-19 em Araraquara, foi o que determinou o Juiz Federal Márcio Cristiano Ebert, da 1ª Vara Federal de Araraquara, em ação movida pelo Ministério Público Federal

São ao todo dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa local e 20 leitos de suporte respiratório pulmonar do Hospital de Campanha.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), autor da Ação Civil Pública, a habilitação dos leitos da Santa Casa venceu poucos dias antes do ajuizamento da ação e a do Hospital de Campanha caducou na última semana, não havendo segurança quanto ao seu custeio, gerando o risco de interrupção parcial dos atendimentos caso o quadro de indefinição persista.

Segundo o Juiz “a prorrogação da habilitação de leitos é medida imprescindível. É consenso que o quadro atual é o mais funesto desde o início da pandemia. Descendo para o plano local, Araraquara se encontra no limiar de um colapso do sistema de saúde, com 100% de ocupação de todas as modalidades de leitos, incluindo os de UTI e de suporte ventilatório pulmonar […]. a gravidade é tamanha que Araraquara foi a primeira cidade do país a instituir o lockdown severo, com a proibição de funcionamento de quase todas as atividades e de circulação nas vias públicas, salvo em casos imprescindíveis”.