Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

IR 2022: Empresas têm até 28 de fevereiro para entregar Informe de Rendimentos ao funcionário

Por Agência Rádio 2 – 17/02/2022

 

Empresas têm até dia 28 de fevereiro para entregar aos funcionários o informe de rendimentos de 2021

O documento deve conter o valor exato de tudo o que foi pago ao trabalhador e também os impostos descontados – informações que a empresa também envia para a Receita.

São informações imprescindíveis para o trabalhador acertar as contas com o Leão da maneira correta.

A Receita cruza os dados passadas pelo contribuinte com aqueles enviadas ao órgão e, se houver alguma diferença, o cidadão cai na malha fina.

Bancos e corretoras de investimentos também precisam disponibilizar o informe aos clientes. Não precisam, necessariamente, mandar pelos Correios. O documento pode ser enviado por e-mail ou, o que é mais comum, disponibilizado para acesso para consulta pela internet ou aplicativos.

No documento emitido pela instituição financeira, precisa conter dados sobre conta corrente, poupança, aposentadoria privada ou qualquer tipo de investimento feito pelo contribuinte, que deve apresentar à Receita todos os rendimentos do ano.

O prazo de declaração do Imposto de Renda de 2022 está previsto para começar em 2 de março.

As regras que obrigam o envio do imposto ainda serão detalhadas pela Receita. Se nada mudar, quem recebeu rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 28.559,70 ou mais de 40 mil reais em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte no ano passado vai precisar acertar as contas com o Leão.