IPEM realiza hoje em são carlos a aferição e validação do taxímetro de todos os veículos cadastrados como táxis

Da Redação – 24/10/2022 – Imagem: Internet

 

O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) realiza hoje em São Carlos, das 9h às 16h, a aferição e validação o taxímetro, troca ou reparo do equipamento de todos os veículos cadastrados como táxis. O ponto de partida da aferição será na Avenida Otto Werner Rosel, no Jardim Ipanema.

O taxista ou o responsável pelo veículo deve apresentar os seguintes documentos: alvará de estacionamento fornecido pela prefeitura dentro do prazo de validade; certificado de registro e licenciamento de veículo (categoria aluguel); certificado da última verificação do IPEM-SP, referente ao exercício de 2019; e guia de recolhimento da união quitada.

Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. O objetivo da verificação periódica dos taxímetros é certificar se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo veículo. A verificação abrange também a análise das condições gerais dos veículos, como a rolagem e rodagem dos pneus e do taxímetro.