|
Da Redação – 13/01/2023
Estimativa do Instituto Nacional do Câncer indica o surgimento de 44 mil novos casos por ano de câncer de intestino, ou câncer colorretal, no brasil, com 70% concentrados nas regiões Sudeste e Sul. O cirurgião oncológico Rubens Kesley, Coordenador do Grupo de Câncer Colorretal do INCA, disse que é uma doença muito prevalente. É a terceira. Ela vai perder para câncer de mama e o de próstata. Em terceiro lugar, vem o câncer colorretal
De acordo com o especialista, países desenvolvidos, como os Estados Unidos, tendem a apresentar maior número de novos casos desse tipo de câncer a cada ano. Entre os Norte-americanos, que têm população em torno de 300 milhões de habitantes, a estimativa é de surgimento de 150 mil novos casos anuais. como o brasil está melhorando, progressivamente, sua condição socioeconômica, a perspectiva é de expansão de casos.
Rubens Kesley lembrou que há cinco anos, o Brasil apresentava 25 mil casos novos/ano de câncer colorretal, e a expectativa para o próximo quinquênio é atingir 80 mil casos/ano. De uma maneira mais simples: hoje, são 44 mil e aumentando. e vai subir bastante a incidência.
A alimentação pobre em fibras está relacionada ao aumento do número de casos de câncer colorretal, confirmou o cirurgião oncológico. Isso se explica porque, à medida que as condições socioeconômicas de um país melhoram, as pessoas passam a comer mais alimentos industrializados e ultraprocessados e deixam de comer alimentos com fibras.