Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Incor se prepara para testar em humanos uma vacina em spray contra a Covid-19

Por Agência Rádio 2 – 25/10/2021

 

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP está se preparando para realizar testes em humanos de uma vacina em spray nasal contra a Covid-19

Na última quinta-feira, dia 21 de outubro, o Incor pediu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, para início dos estudos clínicos fases I e II do imunizante que está desenvolvendo.

Segundo o Instituto, os ensaios experimentais apontam que os animais imunizados com a candidata à vacina apresentam “altos níveis de anticorpos IgA e IgG” e resposta celular protetora.

Se a Anvisa autorizar, a meta é começar os testes em humanos em janeiro do ano que vem: serão 280 participantes, distribuídos em 7 grupos.

Seis deles tomarão doses diferentes para testar a melhor dosagem e o último grupo receberá apenas placebo.

Todos os voluntários já estarão vacinados, porque o spray deve atuar como reforço para ampliar a resposta imune das demais vacinas.

O formato de vacina em spray nasal é inédito e, se tudo sair conforme o planejado, vai combater o coronavírus no local mais importante da infecção, as vias aéreas.

A expectativa é que o spray nasal contra a covid-19 tenha baixo custo de produção e esteja disponível já em 2022.