Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Inauguração do Instituto Mário de Andrade (IMA) em São Carlos

Com Informações do Projeto Contribuinte da Cultura – 16/08/2021

 

Hoje, dia 16 de agosto, das 19h30 às 20h30, aberto e transmitido ao vivo através do Youtube pelo canal “Contribuinte da Cultura” (https://www.youtube.com/user/projetocontribuinte)
Com as participações especiais do músico Toninho Carrasqueira e do ator Pascoal da Conceição, interpretando Mário de Andrade e com a presença de Carlos Augusto de Andrade Camargo, sobrinho-neto de Mário e Andrade.

 

Projeto Contribuinte da Cultura apresenta o Instituto Mário de Andrade, um novo caminho para ampliar as ações culturais

Em evento digital no próximo dia 16 de agosto, o Contribuinte da Cultura traz a público sua reestruturação e os seus novos projetos sob a gestão do Instituto Mário de Andrade

Após quase duas décadas atuando como Projeto de Extensão da UFSCar, o projeto Contribuinte da Cultura promove a noite inaugural do Instituto Mário de Andrade (IMA), entidade sem fins lucrativos criada para cumprir a função de gestora administrativa e operacional do Projeto.

A elaboração do estatuto do IMA teve início em 2019 motivada pela necessidade de um gestor especialmente projetado para atender às demandas do Projeto Contribuinte da Cultura, buscando novas tecnologias, maior agilidade nos processos burocráticos e também buscando criar alternativas e perspectivas para ampliar e fortalecer a sua produção cultural.

Fátima Camargo continua à frente do Projeto Contribuinte da Cultura e agora como presidente do IMA,  conta, na vice-presidência do Instituto, com a atuação de Mirlene Fátima Simões, também presidente do Instituto Angelim.  Segundo as palavras de Fátima Camargo, diretora e idealizadora do Contribuinte da Cultura, “Anunciar o início das atividades do Instituto significa realizar um sonho que há muito acalentamos e que se consolidou nos últimos dois anos. O longo período de atuação como projeto Extensão da UFSCar, sob a gestão da FAI UFSCar, foi de grande importância e de grande aprendizado sobre a necessidade de atenção rigorosa nos processos e procedimentos administrativos, no planejamento estratégico e operacional e na constante atualização do conhecimento das demandas jurídicas”.

Sob gestão do IMA,  a parceria com a UFSCar continua em plena atividade para o desenvolvimento de projetos, especialmente os de arte-educação, assim como também se mantém as parcerias com o Sesc, a USP, a Prefeitura Municipal, entre outras entidades.

Mário de Andrade

A escolha de Mário de Andrade como patrono do novo Instituto faz todo o sentido. Referência no mundo artístico, intelectual, acadêmico, musical e, muito especialmente, na gestão cultural, Mário de Andrade é um dos mais importantes nomes no cenário cultural brasileiro. “O nome do Instituto é uma homenagem ao artista e intelectual Mário de Andrade, grande inspiração para o nosso trabalho e importante referência no que diz respeito à gestão cultural. Sua presença se torna cada dia mais viva e necessária. A força de suas ideias, sua visão ampla e profunda mostram que sua ‘modernidade’ é atemporal e que seu legado é para sempre. Por essas razões e por tantas outras mais, ter o nome de Mário de Andrade presente no dia a dia do Instituto, fortalece nossas convicções e nosso trabalho.”, explicou Camargo.

Além disso, o Instituto nasce às vésperas do centenário da Semana de Arte Moderna, que acontecerá em 2022, inspirando projetos comemorativos sobre a histórica Semana de 22.

Inauguração

O evento de inauguração será transmitido ao vivo através do Youtube pelo canal “Contribuinte da Cultura” e contará com as participações especiais do músico Toninho Carrasqueira e do ator Pascoal da Conceição, interpretando Mário de Andrade.

Além das participações artísticas, o evento contará com as honrosas falas de Carlos Augusto de Andrade Camargo, sobrinho-neto de Mário e Andrade e do diretor do Sesc no Estado de São Paulo, o Prof. Danilo Santos de Miranda.

Segundo Fátima Camargo, a expectativa é que o Instituto apresente um programa de ação cultural mais diversificado e fortalecido, em formato híbrido, incluindo as tão esperadas ações presenciais somadas  às  ações  digitais que trazem infinitas possibilidades, além de muitas novidades. “Estamos felizes com o lançamento do Instituto Mário de Andrade porque acreditamos que esse momento será um marco na história do Contribuinte da Cultura. Esperamos contar com a presença de todos e de modo especial, com a presença dos Contribuintes da Cultura, a quem desejamos agradecer em primeiro lugar, pois eles fazem a diferença. São os grandes responsáveis pelos 22 anos de produção cultural por mais de 1000 eventos realizados em nossa trajetória”, finalizou.

SERVIÇO

Inauguração do Instituto Mário de Andrade (IMA) em São Carlos, SP

Dia 16 de agosto, das 19h30 às 20h30

Transmissão ao vivo através do Youtube pelo canal  “ProjetoContribuintedaCultura” – https://www.youtube.com/user/projetocontribuinte

informações: [email protected] ou pelo Whatsapp (16) 99774-3992 – de segunda a sexta, das 14h às 18h.

 

PROJETO CONTRIBUINTE DA CULTURA

Breve histórico

Projeto colaborativo e sem fins lucrativos, criado em 1999 pela produtora e pesquisadora cultural Fátima Camargo e desde 2003 integrado às ações culturais da UFSCar como projeto de extensão da ProEX (Pró Reitoria de Extensão) da Universidade Federal de São Carlos, sob a gestão administrativa da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico / FAI-UFSCar.

Seu histórico registra mais de 1000 atividades realizadas, aproximadamente 10 mil alunos de escolas públicas alcançados com ações de extensão cultural, incluindo aquelas promovidas pela programação do Festival de Música Instrumental denominado ChorandoSemParar. O Festival realizado pelo Projeto Contribuinte da Cultura ocorre há dezoito anos e é definido pela crítica especializada como o maior encontro de instrumentistas brasileiros e estrangeiros em homenagem ao Choro Brasileiro e gêneros afins.                                                A agenda de apresentações artísticas e de atividades formativas do Contribuinte da Cultura inclui música, cinema, teatro, literatura, artes plásticas, entre outras e suas atividades são voltadas à formação de público, difusão de conhecimento e intercâmbio de ideias através de cursos, workshops, palestras, mesas redondas e oficinas.

Com a criação do Instituto Mário de Andrade – IMA, em 2021, o Contribuinte da Cultura ganha gestão administrativa própria dedicada a analisar e desenvolver estratégias e sistemas de otimização operacional para ampliar a produção cultural do Projeto.

A Proposta e o Trabalho                                                                                                                                    

O objetivo do Projeto é criar conteúdo cultural a partir de projetos temáticos relacionados à difusão do patrimônio cultural brasileiro e outros que possam criar intercâmbio entre diferentes culturas.

O Projeto inclui pesquisa bibliográfica e contatos com especialistas para ampliar o conhecimento sobre os temas trabalhados, produz programação artística e formativa de maneira contínua ao longo do ano, em diferentes locais da cidade e, eventualmente, em outras cidades.

O Projeto trabalha em parceria com as universidades USP e UFSCar entre outras entidades para desenvolver atividades socioculturais, de arte-educação, no módulo denominado “Ciência, Diversão e Arte” para alunos de escolas públicas, mas também aberto a outros interessados.

Sustentabilidade

Através da adesão de pessoas físicas (contribuições mensais a partir de R$20) e jurídicas (contribuições mensais a partir de R$60),  tornou-se possível a criação e custeio de uma infra estrutura de trabalho, incluindo equipe com duas pessoas fixas. Essa infra estrutura possibilita uma prática diária de trabalho em  período integral que, por sua vez, torna possível a criação de projetos, articulação de parcerias, participação em editais para premiação ou para captação de recursos via leis de incentivos fiscais. Assim, pelo mérito dos Contribuintes da Cultura,  (https://contribuintedacultura.com.br/contribuintes/) tem sido possível a manutenção de um programa de cultura e arte em diferentes locais da cidade e de arte educação em escolas públicas, além de outras eventuais ações na região e na capital paulista. Desde 1999 até antes do início da pandemia, em março de 2020, o Projeto Contribuinte da Cultura realizou, em média, um evento cultural a cada oito dias. Saiba mais e faça a diferença

https://contribuintedacultura.com.br/adesao-cartao-de-credito/