Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

IFSC/USP São Carlos convoca pacientes mulheres, com artrite reumatoide para participar de pesquisa

Da Redação – 01/10/2021

 

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) está convocando pacientes mulheres, com idades entre os 40 e 80 anos, portadoras de artrite reumatoide e cuja incidência da doença atinja as articulações dos dedos das mãos, para um tratamento no âmbito de uma pesquisa inserida em um trabalho de mestrado que será desenvolvido na Unidade de Terapia Fotodinâmica (UTF) na Santa Casa de São Carlos.

As pacientes voluntárias serão submetidas a oito sessões deste novo tratamento, realizadas duas vezes por semana, para, no fim, serem feitas as necessárias avaliações.

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a Artrite Reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica e autoimune que pode afetar várias articulações do corpo humano, sendo que a causa é desconhecida, acometendo principalmente mulheres. A doença inicia-se entre os 30 e 40 anos e sua incidência aumenta com a idade.

Calcula-se que, no mundo, existam cerca de 79 milhões de pessoas com a doença, enquanto que no Brasil o número ronda os 2 milhões de pacientes.