|
Da Redação – 22/11/2022
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está autorizado a contratar pessoal sem processo seletivo, inclusive, aposentados pelos regimes próprios de Previdência Social da União, dos estados, do Distrito Federal ou dos municípios.
A medida provisória, publicada ontem no Diário Oficial da União, determina que os contratados vão desempenhar atividades ordinárias pertinentes ao recenseamento. De acordo com o IBGE, não haverá diferenças nas condições de trabalho entre os contratados e concorrentes.
Durante a apresentação do terceiro balanço do Censo 2022, no dia 1º de novembro, o diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, reconheceu que a quantidade de recenseadores estava abaixo do estimado, e isso era uma das causas do atraso da coleta de dados. Ele identificou o valor da remuneração dos recenseadores, considerada baixa, como um dos motivos para a falta de procura por esse tipo de trabalho, acrescentando que a preferência das pessoas por trabalhar em campanhas eleitorais também influenciou o nível de procura.