|
|
Da Redação – 03/04/2023
O Centro de Referência em Saúde, Ensino e Pesquisa (Cresep) de Araraquara, encerrou, na última sexta-feira os atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a entidade, a decisão partiu das gestões dos municípios que eram atendidos, que não quiseram assinar o contrato do convênio. A entidade sem fins lucrativos disponibilizava 24 médicos, além de uma equipe de saúde que deverá ser desfeita e os profissionais desligados.
O Cresep, conhecido como ospital de Olhos de Araraquara, é um centro de alta tecnologia que era credenciado pelo Ministério da Saúde para oferecer atendimentos oftalmológicos de média a alta complexidades para pacientes dos 24 municípios que compõe a Diretoria Regional de Saúde III (DRS-III), entre eles Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Dourado, Gavião Peixoto, Ibaté, Matão, Motuca, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Lúcia, São Carlos e Trabiju.
Por mês, eram realizados cerca de 2 mil atendimentos e, pelo menos 600 pacientes tinham atendimento contínuo. Segundo a prefeitura, os atendimentos serão transferidos para a Santa Casa de Araraquara, que já é o serviço referência para essa especialidade da cidade e de outros sete municípios da região. O Cresep prestava atendimento à população via sus desde 2017. Os atendimentos eram financiados pelo Governo Federal, com um repasse de R$ 134 mil. Os recursos são geridos pela prefeitura de Araraquara.
Os pacientes que eram atendidos ou tinham consulta marcada no Cresep devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, na Av. Padre Francisco Salles Culturato, 925 – Vila Nice ou pelo telefone (16) 3301-1700.





por 