Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Hospital de Araraquara suspende cirurgias eletivas para priorizar leitos à pacientes da covid-19

Da Redação – 01/02/2021

 

Com o crescimento nos casos de covid-19 em Araraquara, o Hospital São Paulo, da Unimed Araraquara, suspendeu as cirurgias eletivas para priorizar leitos à pacientes graves da covid-19.

O anúncio feito em nota no último sábado(30), afirma que a medida é necessária, pois “Estamos vivendo agora o pior cenário da covid-19, desde o início da pandemia”.

Ainda, segundo o texto, “O agravamento da doença se manifestou após as festas de final de ano, viagens de férias, bem como aglomerações recentes e descumprimento das regras básicas necessárias, como uso de máscara, álcool gel e distanciamento social adequado”.

A nota conclui,  “Estamos esperançosos com a chegada da vacina, mas enquanto o plano de imunização nacional acontece, seguimos com o propósito de auxiliar na conscientização de cada cidadão quanto a necessidade de atitude responsável com o próximo e com seus familiares. só assim conseguiremos reverter o cenário desta doença – unimed araraquara”.

 

A preocupação também se repete na santa casa da cidade, que tem nove dos 10 leitos de uti covid-19 ocupados.

O Diretor do Hospital, Rogério Bartkvícius, afirma que o número é dinâmico e frequentemente alcança os 100%.

Outro problema que o hospital tem enfrentado é o contingenciamento de recursos por parte da Secretaria de Estado da Saúde, quase R$ 2 milhões a menos no orçamento anual do hospital.

O diretor alerta para o risco de um colapso. A única alternativa, segundo ele, é a conscientização da população. O alerta é para o tempo de internação e pouca rotatividade dos leitos.