Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Haiti: sequestrados cinco sacerdotes e duas religiosas

Por Giancarlo La Vella – Vatican News – 12/04/2021
Sete religiosos foram sequestrados por um grupo criminoso no Haiti. Os sequestradores pediram resgate de um milhão de dólares. Os bispos apelam para que o país se recupere do clima de violência em que está vivendo

Cinco padres católicos, entre eles dois franceses, e duas freiras são vítimas de mais um episódio de violência no Haiti. A notícia foi anunciada pela Conferência Episcopal local, destacando que os sequestradores exigiram a soma de um milhão de dólares para a libertação dos sete religiosos. O grupo estava viajando na região nordeste da capital Porto Au Prince, quando ocorreu o ataque.

A longa crise no Haiti

O país caribenho, que ocupa cerca de um terço da ilha de Hispaniola nas Antilhas, está passando por uma grave crise econômica, política e social, que pode explodir em revoltas e reviravoltas autoritárias. Há algum tempo tem sido cada vez mais dilacerado por sequestros e crimes violentos que ocorrem em um clima de profunda ruptura causado nos últimos 15 anos por furacões, terremotos e epidemias. Seguiu-se uma emergência humanitária sem precedentes, que continua até hoje, apesar da mobilização da comunidade internacional.

A exortação dos bispos a reagir

Os sete religiosos, de acordo com uma agência de notícias local, foram sequestrados por um conhecido grupo criminoso. “A nação deve se levantar para combater estes episódios”, afirmou o padre Gilbert Peltrop, secretário geral da Conferência Haitiana. O sequestro ocorre menos de duas semanas depois que homens armados raptaram um pastor e três outras pessoas.