Governo e distribuidora informam que fornecimento de energia está 100% restabelecido no Amapá

Por Milena Abreu, da Agência Rádio 2

 

O governo federal e a empresa responsável pela distribuição de energia no Amapá afirmam que o sistema elétrico está 100 por cento restabelecido no estado.  

Depois de 22 dias de apagão e rodízio de energia, o Ministério de Minas e Energia informou, nesta terça-feira, que o fornecimento foi normalizado.  

No perfil do Twitter, a pasta publicou: “100% do fornecimento de energia elétrica no Estado do Amapá foi restabelecido com a energização do 2o transformador na subestação Macapá nesta terça-feira (24/11).” 

Segundo a Companhia de Eletricidade do Amapá, com o transformador em questão operando, o fornecimento foi garantido para atender os 13 municípios que foram afetados com o acidente na Subestação Macapá no início do mês, dia 3 de novembro. 

A crise de abastecimento elétrico no Amapá causou uma série de problemas no estado: afetou o fornecimento de água e as telecomunicações, além causar de prejuízos a comerciantes que não conseguiam manter alimentos refrigerados.  

Por causa do apagão e dos transtornos causado à população, o Tribunal Regional Eleitoral, preocupado com a segurança, solicitou, inclusive o adiamento das eleições municipais na capital Macapá.  

A justiça eleitoral acatou e as eleições foram remarcadas para 6 e 20 de dezembro.