Governo de SP cria cartilha de mapa de risco sobre deslizamento e inundações para municípios

Da Redação – 28/04/2023

 

O governo de SP, por meio da Defesa Civil, desenvolveu duas cartilhas de mapas de risco, uma sobre deslizamentos de terra e outra sobre inundação, para tornar mais acessível o compartilhamento de informações de como a população pode se prevenir e agir diante desses dois eventos em cada um dos municípios paulistas. O formato é inédito no país e é mais uma ferramenta na prevenção de desastres e alerta à população.

O material, denominado de mapa de risco comunitário, foi organizado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e tem o objetivo de levar informações técnicas já disponíveis em meios digitais em uma linguagem didática e de fácil compreensão para qualquer cidadão.

As cartilhas se comunicam de forma bastante visual. O conteúdo orienta sobre como identificar os sinais de um deslizamento ou de uma inundação antes que os eventos aconteçam, e assim organizar o abandono do local. Placas de identificação e cuidados que podem preservar o ambiente local e a vida também constam na publicação.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Comunicação do Estado, Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Instituto de Pesquisas Ambientais, as cartilhas de mapa de risco possuem manual de instrução e espaço para que o gestor municipal insira as informações das áreas de risco municipais, trace as rotas de fuga, defina os pontos de encontro e o local do abrigo provisório, além de outros dados de interesse que sejam de conhecimento da população local.