Governo de SP autoriza um novo concurso para preenchimento de 1,1 mil vagas de agente de segurança penitenciária, Policiais Penais

Da Redação – 07/11/2022

 

O governador Rodrigo Garcia autorizou um novo concurso para preenchimento de 1,1 mil vagas de agente de segurança penitenciária, Policiais Penais que atuarão dentro dos presídios. A previsão é de que o concurso aconteça no segundo semestre de 2023.

O salário inicial dessa carreira é de R$ 3.515,72, sem contar com o adicional de insalubridade, de R$ 785,67. Os novos Policiais Penais se somarão aos quase 3 mil servidores nomeados para a Secretaria da Administração Penitenciária.

Nas próximas semanas, a administração penitenciária irá assumir as escoltas de presos, liberando os policiais militares para o patrulhamento e incremento da segurança da população. Para isso, cerca de 1,3 mil Policiais Penais terminarão o curso de formação para dar início ao novo trabalho.

A criação da Polícia Penal no estado de São Paulo foi uma iniciativa do governador, que enviou à Assembleia Legislativa a proposta de Emenda Constitucional que permitiu a instituição da nova categoria, adequando o texto da Constituição Estadual à norma Federal.