|
Por Agência Rádio 2 – 09/12/2020
Enquanto o ministro da Saúde Eduardo Pazuello prevê que a Anvisa deve registrar a vacina de Oxford contra a Covid-19 em fevereiro, governadores cobram o cronograma e estratégia para a imunização.
Em reunião no Palácio do Planalto, na terça-feira, com alguns presentes por meio virtual, os governadores questionaram o ministro sobre as etapas do desenvolvimento da vacina do laboratório AstraZeneca.
É o imunizante defendido pelo governo, e que tem parceria do Brasil para a pesquisa e produção nacional.
Ronaldo Caiado, governador de Goiás, lembrou que a lei estabelece prazo de 72 horas após registro de vacinas por qualquer agência internacional para que a Anvisa autorize a importação do imunizante.
Sobre a escolha das vacinas, o ministro Pazuello explicou que o governo não comprou a Covax Facility, desenvolvida por um consórcio coordenado pela Organização Mundial da Saúde.
Pazuello também afirmou que a vacina da Oxford e AstraZeneca está na etapa de conclusão da fase 3 dos testes e que os resultados serão submetidos à Anvisa até o fim deste mês.
E que o país assinou carta de intenções para adquirir outros 70 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Pfizer, que devem ser recebidas em janeiro próximo.