|
|
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) deu início às inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), com o objetivo de estimular jovens a construir conhecimentos e refletir de forma crítica e criativa sobre questões relacionadas à saúde e ao meio ambiente no Brasil. As instituições de ensino interessadas em participar devem preencher a inscrição no site da Fiocruz.
A OBSMA oferecerá três modalidades de produção para os trabalhos, sendo que cada projeto deve ser inscrito em apenas uma delas: produção audiovisual, produção de texto e projeto de ciências. A competição tem como propósito mobilizar os jovens e as escolas a pensarem em um país sustentável, estimulando a discussão de ciências básicas para um desenvolvimento sustentável, de acordo com a professora Juana Nunes, diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Uma das novidades desta edição é o 3° Prêmio Menina Hoje, Cientista Amanhã, que selecionará um trabalho ou projeto inscrito na Olimpíada desenvolvido por alunas e professoras. O prêmio homenageia cientistas mulheres e suas trajetórias profissionais em cada uma das edições, valorizando a participação feminina nas áreas de ciência e pesquisa.
A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente é direcionada a estudantes e professores da educação básica, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, de escolas públicas ou privadas. Os participantes devem inscrever trabalhos relacionados à saúde e ao meio ambiente, interligados à educação, ciência e tecnologia. O tema dos projetos é de livre escolha dos participantes, proporcionando uma ampla variedade de abordagens e pesquisas.





por 