Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Fiocruz nega falta de vacinas e anuncia que entregará mais doses nesta semana

Por Agência Rádio 2 – 14/09/2021

 

Entrega de novo lote de vacinas da AstraZeneca contra a Covid-19 deve ocorrer ainda esta semana, garante a Fundação Oswaldo Cruz.

A Fiocruz informa que os imunizantes se encontram na fase de controle de qualidade, mas não divulgou o volume que será disponibilizado.

Por causa da falta em alguns postos de vacinação, pessoas que receberiam a segunda dose da AstraZeneca optaram por receber a vacina da Pfizer no lugar.

A Fiocruz disponibilizou três milhões e meio de imunizantes em 27 de agosto e, na ocasião, anunciou que a próxima entrega ocorreria entre 13 e 27 de setembro.

Desde o início do ano, 91 milhões e 900 mil doses da AstraZeneca foram encaminhadas ao Ministério da Saúde, para serem distribuídas aos Estados e municípios.

Desse total, 87 milhões e 900 mil foram produzidas no Brasil pela Fiocruz, por meio do Instituto Bio-Manguinhos, e quatro milhões de vacinas foram importadas prontas da Índia.

De acordo com a Fundação, as entregas estão dentro do previsto e não indicam escassez de vacinas da AstraZeneca para a segunda dose.

Cabe aos gestores a decisão sobre o uso dos imunizantes, informa a instituição em nota.