Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Fim da fase aguda da pandemia depende de 70% da população vacinada até meados deste ano

Por Agência Rádio 2 – 14/02/2022

 

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, voltou a afirmar que a fase aguda a pandemia de covid-19 pode terminar ainda este ano.

Mas, segundo ele, há uma condição para que isso aconteça: pelo menos 70% da população mundial deve estar vacinada até o começo do segundo semestre para finalmente conseguir colocar um ponto final na fase mais crítica da crise sanitária.

Vale lembrar que a meta até o fim de 2021 era que os 194 países da OMS tivessem atingido 40% da população vacinada, o que não aconteceu em metade deles.

Tedros têm insistido no papel fundamental das nações mais riscos. Há semanas vem cobrando que os países mais ricos acelerem a distribuição de vacinas aos países pobres, para conseguir atingir a meta de ter sete em cada 10 habitantes do planeta imunizados contra o coronavírus até meados de 2022.

Importante ressaltar, no entanto, que fim da fase aguda é diferente do fim da pandemia.

Segundo a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, o fim ainda não está perto.

Ela lembrou que o vírus evolui, sofre mutações, e o mundo precisa estar preparado e atendo para enfrentar o possível surgimento de novas variantes do coronavírus.