Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

EUA: bispos preparam coleta especial nas dioceses em favor do Haiti

Por Alina Tufani – Vatican News – 24/08/2021
Os fundos arrecadados serão usados para apoiar as necessidades pastorais e de reconstrução da Igreja, mas também para colaborar com os esforços do Catholic Relief Services (CRS) e a Caritas USA.

Uma semana após o catastrófico terremoto que atingiu o Haiti, equipes de resgate continuam encontrando sobreviventes vivos presos nos escombros. Até agora, os mortos são ao menos 2.207, os feridos mais de 12.200, sem falar na enorme devastação que deixou milhares de famílias desabrigadas e sem serviços básicos. Situação que para o presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, sigla em inglês), Dom José Gomez, foi agravada pela passagem da tempestade tropical Grace, pois dificultou ainda mais a busca por sobreviventes.

Recuperação e reconstrução difíceis

“É provável que o povo haitiano passe por dificuldades constantes nas próximas semanas, à medida que começam os esforços de recuperação e reconstrução”, diz uma carta do arcebispo de Los Angeles dirigida aos bispos do país, onde pede que cada diocese realize uma coleta em favor uma coleta em favor da população da ilha caribenha. Além disso, sublinha que muitas igrejas paroquiais, capelas, escolas e clínicas foram devastadas, o que afetará as comunidades de fé durante anos.

Em seu apelo, o arcebispo Gomez admitiu que muitas das dioceses nos Estados Unidos continuam a sofrer o impacto financeiro provocado pela pandemia de Covid-19, mas também reconheceu a generosidade dos fiéis e seu profundo cuidado pelos mais necessitados. Por isso, expressa a sua confiança de que os fiéis darão uma resposta à altura a este esforço.

Catholic Relief Services em ação

A nota publicada no site da USCCB explica que os fundos arrecadados serão usados ​​para apoiar as necessidades pastorais e de reconstrução da Igreja, mas também para colaborar com os esforços do Catholic Relief Services (CRS), s Caritas USA, que é a agência oficial de ajuda da Igreja Católica nos EUA. A este respeito, Dom Gómez explica que esta instituição responde às necessidades de emergência imediatas e auxilia nos esforços de reconstrução e recuperação a longo prazo.

Por mais de 60 anos, Catholic Relief Services trabalhou no Haiti para combater a pobreza e promover sua recuperação e desenvolvimento. Junto com a Igreja local, o Governo do Haiti e mais de 200 organizações religiosas e comunitárias, o trabalho desta instituição inclui o envio de suprimentos de emergência horas depois de um desastre, mesmo nos lugares mais remotos. Da mesma forma, a organização fornece moradias temporárias e ajuda para construir meios de subsistência. Em tempos de reconstrução, o CRS trabalha com educação, alfabetização, agricultura, saúde e serviços sociais.

Por dim, o episcopado informa que o Subcomitê da USCCB da Coleta nacional anual para a Igreja na América Latina (CLA) aprovou doações de até US$ 10.000 para as três dioceses do Haiti que foram mais afetadas.