Eleitores já podem solicitar título eleitoral ou atualizar dados do cadastro

Da Redação – 09/11/2022

 

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reabriu os canais para alistamento, transferência e revisão do cadastro eleitoral.  

O sistema que inclui a solicitação de novos títulos de eleitor foi fechado em 5 de maio para a preparação das eleições gerais de 2022. 

Os serviços podem ser solicitados pela plataforma Título Net ou pelo atendimento preferencial nos cartórios eleitorais de todo o país. 

O eleitor pode tirar novo título, alterar dados cadastrais, transferir domicílio ou escolher outro local de votação. 

Quem não compareceu às urnas este ano também pode fazer a justificativa de ausência, gerar boletos para pagamento de multas e emitir certidões de quitação eleitoral, entre outras solicitações. 

Os serviços solicitados serão analisados pela Justiça Eleitoral e o processo pode ser acompanhado pela internet, por meio do número do protocolo gerado. 

Pela plataforma o requerente também será comunicado, caso seja necessário comparecer a um cartório eleitoral para concluir o atendimento. 

A documentação de eleitor, com o registro do número de alistamento, não é importante apenas para participar das eleições. 

É necessário para fazer matrículas em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, receber alguns tipos de pagamentos, como pensões; e emitir o passaporte.