Edinho Silva lança livro em Araraquara

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), lançou no último sábado (25) em Araraquara, o livro “Uma cidade na luta pela vida” (Alere Editora), no qual descreve os desafios como gestor e liderança política diante da pandemia e dos ataques golpistas de 8 de janeiro. O lançamento foi realizado na Chácara Sapucaia, no centro cultural da Unesp. Estiveram presentes autoridades e lideranças políticas, o bispo da Diocese de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias, e o diretor da Rádio SDS FM, Padre Rodolfo Faria.

Entre 2021 e 2022, na gestão do prefeito Edinho Silva, Araraquara se tornou um modelo de enfrentamento à Covid-19. A cidade foi a primeira a implantar o chamado lockdown para frear a contaminação da doença.

Outro fato emblemático que marcou a gestão do prefeito petista ocorreu em 8 de janeiro de 2023, quando do seu gabinete na Prefeitura do município que o recém-empossado presidente Luiz Inácio Lula da Silva era informado e acompanhava os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, e tomava as medidas de resistência à tentativa de golpe de Estado promovido por radicais bolsonaristas.

Para Edinho Silva, porém, lidar com esses episódios atípicos significou uma história de coincidências que não são coincidências. No livro, o prefeito, já em quarto mandato, relata histórias que, antes de serem coincidências, ilustram a vocação de uma cidade em ter seu destino marcado por fatos relevantes.

Edinho recheia esse relato com uma análise sobre os desafios de um gestor, expondo os limites da administração pública, bem como os entraves e contradições de órgãos de fiscalização, sindicatos, corporações e grupos radicalizados. Também repensa na obra as exigências e demandas impostas às políticas públicas e analisa o papel a ser desempenhado pelo Estado numa sociedade que passa por transformações revolucionárias.