Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Disputa acirrada nos EUA: Biden está na frente, mas Trump ainda tem chances

Por Milena Abreu, da Agência Rádio 2

 

A apuração dos votos das eleições presidenciais nos Estados Unidos está na reta final, mas o cenário ainda não está definido.  

O candidato democrata Joe Biden está na frente. Às 8 horas da manhã desta quinta-feira, pelo horário de Brasília, tinha garantido 253 delegados, contra 213 do republicano Donald Trump. que tenta a reeleição.  

As eleições presidenciais norte-americanas são indiretas. Para ser eleito presidente dos Estados Unidos, o candidato precisa 270 delegados no colégio eleitoral.  

Faltam, portando, 17 delegados para Biden vencer o pleito.  

Ele está em vantagem nos estados de Nevada e Arizona, por exemplo, que seguem contando os votos e, se o cenário se concretizar e ele vencer nesses dois estados, será eleito novo presidente.  

A expectativa é que haja uma definição já nesta quinta-feira. 

Vale destacar que Trump ainda tem chances de se reeleger,  que a contagem segue aberta também no Alaska, na Carolina do Norte, na Geórgia e na Pensilvânia;  

Com a disputa acirrada, a campanha do Republicano já anunciou que vai contestar resultados na justiça, caso Trump não seja eleito. 

Outra informação relevante envolvendo as eleições dos Estados Unidos é que Joe Biden já alcançou mais de 70 milhões de votos em seu favor e se tornou o candidato mais votado da história das eleições presidenciais americanas.