Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Diocese promove live sobre a fase de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos | Foto: Daniel Silva | Colaboração: Marina Neves e Michele Toso – 18/08/2021

 

A Diocese de São Carlos promoveu na noite desta terça- feira (17), uma live com Dom Eduardo Malaspina, Padre Marcelo Souza e Padre Márcio Coelho, direto dos estúdios da Rádio Diocesana a SDS FM 93,3.

O evento realizado teve como objetivo a preparação para a primeira Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe, convocada pelo Papa Francisco. O evento começou às 19h e foi transmitido pelo canal diocesano do Facebook e visualizado por mais de 6 mil pessoas entre presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, membros de pastorais, grupos e demais fiéis.

A live teve como tema “Como participar do processo de Escuta?”, foi pautada no método ver-julgar-agir que, acertivo, nos faz entender a situação atual e projetar o futuro. A iniciativa atende às orientações do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), que está orientando a participação da Igreja no debate para a formação do itinerário até o encontro sinodal previsto para os dias 21 a 28 de novembro.

De acordo com o Celam (Conselho Episcopal Latino Americano) e a pedido do Papa Francisco, estão convidados a participar deste processo de escuta: sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, membros de pastorais, grupos, movimentos e demais fiéis.

Ao convocar esta Assembleia o Papa Francisco pediu aos bispos Celam que: “esta Assembleia não seja uma elite separada do santo povo fiel de Deus. Junto com o povo: não se esqueça, somos todos parte do povo de Deus, somos todos parte dele”. Repetindo estas palavras do Papa Francisco, o Administrador Diocesano de São Carlos ressaltou que o envio do questionário deve ser feito até o dia 30 de agosto e ponderou: “Todos devem ser ouvidos, todos devem ter voz nesta Assembleia”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem realizado articulações com representantes de todos os organismos e pastorais da Igreja no Brasil com a missão de animar o processo de escuta. O objetivo dessa preparação, assim como o proposto e pelo Setor Pastoral Diocesano é “gerar diversos diálogos e atividades que serão o fio condutor de todo o processo de discernimento até e durante a Assembleia”.

Clique aqui e veja como foi o evento

Materiais formativos disponíveis

 

Documento da live:

1ª ASSEMBLEIA ECLESIAL DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE – Síntese 

Processo de Escuta – Padre Marcelo Souza

O que é a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe- Padre Márcio Coelho

Documentos:

Documento para o caminho

Documento da escuta

Vídeos:

Quatro passos para inscrever-se no Processo de Escuta da Assembleia Eclesial

Mensagem do Papa para a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe

Materiais formativos: Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe