Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Dia Mundial da Água: cada um de nós é responsável por cuidar desse bem tão precioso

Por Agência Rádio 2 – 22/03/2021

 

O Dia Mundial da Água é celebrado neste 22 de março.

Um recurso tão importante no nosso dia a dia, mas que está cada vez mais em risco e precisando de cuidados.

Por isso, para a diretora de Sustentabilidade do Grupo Iguá, Rosane Santos, a data serve, ao mesmo tempo, para celebrar e para conscientizar:

Sonora – “A ideia de celebrar o Dia Mundial da Água é celebrar o fato de que temos e, ao mesmo tempo, nos conscientizar de duas coisas: existem muitas pessoas no mundo que ainda não têm acesso à água tratada e a gente precisa ampliar o acesso da água, ao mesmo em que eu preciso garantir que esse recurso continue existindo”.

Para dar conta desse desafio, Rosana Santos diz que a Iguá, por exemplo, que é responsável pelo tratamento de água e esgoto de 6 milhões de pessoas em cidades de Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, adota cuidados especiais em cada etapa do ciclo da água.

Sonora – “Desde o momento em que retiramos a água dos mananciais, dos rios, dos córregos, lagoas, passamos pelo tratamento e distribuímos essa água tratada nas casas, você tem a iguá presente com processos que são cada vez mais eficientes, com o compromisso do abastecimento contínuo e com o compromisso da qualidade da água que é oferecida pra essa população. Numa outra vertente, a gente tem a visão do tratamento de esgoto, né, então depois que essa água utilizada, a gente tem o compromisso de coletar esse esgoto, tratar esse esgoto, pra que esse esgoto tratado retorne para os mananciais em sem comprometer o ecossistema e sem provocar desequilíbrios nesse manancial pra onde ele está retornando.”

Processos que são parte de uma visão da companhia de encarar a sustentabilidade não apenas um compromisso empresarial, mas como um plano estratégico, enxergado que a sustentabilidade é um fator que possibilita transformar a vida das pessoas.

SONORA – O que a gente ter, nessa data, é reforçar o nosso compromisso com os nossos colaboradores, com os nossos parceiros, principalmente com a população que é atendida pelo nosso serviço, que a gente vai continuar, cada vez mais, aprimorando e melhorando a nossa atuação sobre esse recurso. Ou seja, queremos cuidar da água

Mas Rosane alerta: não basta que as companhias de saneamento façam a sua parte. Cada um de nós é responsável por cuidar desse bem tão precioso:

Sonora – “É olhar pra minha realidade, olhar pra minha casa, ver onde estão as fontes de saída de água e pensar em como é que eu posso utilizar. Então, por exemplo, tem alguma torneira na sua casa que está pingando, por que é que a gente não conserta essa torneira?? Na hora que você vai escovas seus dentes, você fica com a torneira aberta e deixa a água escorrendo enquanto você escova os dentes? Por que é que você não fecha? Parece coisa pequena, parece pouquinho, mas um ou dois litros seus, mais um ou dois litros meus, mais de todos nós, a gente tem uma redução importante e um consumido de uma forma mais coerente, entendendo que esse recurso não é só pra mim, esse recurso não é só para aqueles que eu conheço, mas é um recurso pro mundo.”

A sobrevivência da humanidade depende da água. Faça sua parte e evite desperdícios.

Colabore com a Rádio Diocesana, seja um Amigo da Rádio. Entre em contato no fone (16) 3362-4485 ou pelas nossas Redes Sociais.