Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Dia Internacional da Doença Inflamatória Intestinal alerta para os sintomas e o tratamento

Por Agência Rádio 2 – 19/05/2021

 

19 de maio é o Dia Internacional da Doença Inflamatória Intestinal, enfermidade que afeta milhões de pessoas no mundo todo e que é caracterizada pela dor de barriga persistente.

As mais conhecidas são a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa e o diagnóstico precoce é fundamental para melhorar a qualidade de vida do paciente.

A importância da conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais é reforçada pela campanha Maio Roxo, realizada durante todo o mês.

Médico do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e membro do Grupo de Estudos de Doença Inflamatória Intestinal do Brasil, o  alerta para alguns dos sintomas.

As causas são desconhecidas e a inflamação intestinal pode surgir em qualquer idade, explica o médico.

O gastroenterologista Francisco Penna diz que as doenças inflamatórias intestinais não têm cura e o tratamento varia de acordo com a gravidade.

De acordo com o médico, o diagnóstico é feito a partir dos sintomas e de exames como o de sangue, fezes e a colonoscopia, entre outros.

Em caso de suspeita de doença inflamatória intestinal, ele recomenda consultar um gastroenterologista ou coloproctologista para iniciar o tratamento adequado, se a inflamação for confirmada.