|
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, iniciou ontem uma nova medida para facilitar a regularização de multas de trânsito. Agora, os motoristas têm a oportunidade de pagar suas infrações com um desconto de 40% ao aderirem ao sistema de notificação eletrônica.
O DER investiu mais de R$ 9 milhões para adaptar todo o sistema de gestão de multas, visando facilitar o acesso dos usuários. Essa atualização envolveu a colaboração da Prodesp (Empresa de Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo) e do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).
Para usufruir do desconto de 40% no valor da multa, os motoristas precisam abrir mão do pedido de recurso contra a infração cometida nas rodovias estaduais. Além disso, é necessário baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito no celular para obter o desconto ou realizar a solicitação através do Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito.
Essa medida está alinhada com a diretriz do governo de São Paulo de digitalizar os processos, buscando atender com mais agilidade as demandas da população. O DER também se beneficiará economicamente com a redução dos gastos relacionados à emissão de notificações, além de evitar despesas com a análise dos recursos.