|
|
São Carlos foi novamente afetada por fortes chuvas na tarde de quarta-feira (7). Em um curto período de 15 minutos, a Defesa Civil registrou a impressionante marca de 75 milímetros de chuva, resultando em caos em vários pontos da cidade. Para contextualizar, a previsão total para o mês é de 200 milímetros.
Impactos na Infraestrutura
Os relatórios enviados pela Defesa Civil destacam diversos locais atingidos pelo temporal. No Córrego do Gregório, na Baixada do Mercado Municipal, 43 das 130 lojas foram inundadas, 11 veículos foram arrastados pela enxurrada, e houve danos no muro da ponte sobre o córrego, além do colapso de uma cobertura na Rua Major Júlio Salles, no centro da cidade.
No Rio Monjolinho, a rotatória do Cristo na confluência dos córregos Gregório e Mineirinho com o Rio Monjolinho sofreu alagamento, e a curva do Joinha apresentou erosão. Um veículo foi arrastado, uma loja comercial foi parcialmente inundada, e o pontilhão da FEPASA no Jardim Gibertoni também foi afetado.
O Córrego Tijuco registrou alagamento parcial na Avenida Trabalhador São-Carlense, danos em veículos na região da CDHU e a queda de 23 árvores em diversas partes da cidade.
Respostas das Autoridades
O Secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, discutiu o uso das sirenes para alertar a população durante as chuvas, enquanto o Secretário de Governo, Neto Donato, enfatizou que medidas para prevenir enchentes estão sendo implementadas no município.
A Secretaria de Educação também foi impactada, com alagamentos em Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) e na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Angelina Dagnone de Melo, onde uma árvore caiu.
Diante dos desafios, a comunidade local agora enfrenta esforços conjuntos para lidar com os danos causados pelo inesperado volume de chuva, enquanto as autoridades trabalham para minimizar os impactos e implementar medidas preventivas mais robustas.





por 