Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Declaração de IR pode contribuir em Campanha Imposto do Bem em Matão

Da Redação – 25/03/2021

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Matão lançou a Campanha “Imposto do Bem”, uma oportunidade para que os contribuintes que necessitam fazer a declaração do imposto de renda possam investir parte desse tributo diretamente no atendimento às crianças do município.

Ao fazer a destinação do seu imposto de renda, o contribuinte não pagará mais imposto nem terá a sua restituição diminuída, pois se trata de uma renúncia do Governo Federal para os projetos sociais que atendem crianças e adolescentes.

O projeto consiste em apenas destinar uma pequena parte do imposto devido ou restituído para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em vez de ir para os cofres do Tesouro Nacional. Caso o valor seja de restituição, o contribuinte receberá o valor de volta corrigido pela taxa Selic.

O valor destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é descontado do imposto retido na fonte. Quem tiver imposto a restituir também pode fazer a destinação.

 

Como Doar

Para doar (destinar), é preciso fazer a declaração no modelo completo. Depois, o contribuinte deve ir em doações, selecionar resumo da declaração e escolher a opção “doação diretamente na declaração – ECA”. Na mesma aba, o contribuinte precisa selecionar o município de Matão e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Matão. Depois, deve digitar no campo valor o total que deseja doar, até o limite do valor de doação dedutível já apontado pelo sistema.

Esta quantia será automaticamente abatida do saldo de imposto a pagar. Para concluir o processo e efetivar a doação, é preciso gerar o Sarf para recolhimento ao fundo escolhido. se preferir, peça a orientação de seu contador.

 

Colabore com a Rádio Diocesana, seja um Amigo da Rádio. Entre em contato no fone (16) 3362-4485 ou pelas nossas Redes Sociais.