Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Curiosidades das Olimpíadas; Tragetória do Volei de quadra e de praia

Por Erica Roveder – Arte: Léo Neves –  28/07/2021

 

Volei de Quadra

 

O vôlei de quadra foi inserido nos Jogos Olímpicos em 1964 e as duas primeiras olimpíadas foram conquistadas pela União Soviética em 64 e 68, seguida do Japão que vendeu em 72 e 76.

E há 29 anos, em 1992 o país conquistava, na Espanha, o primeiro ouro olímpico em esportes coletivos. A conquista foi nas olimpíadas de Barcelona, com o comandado por José Roberto Guimarães, o time derrotou a Holanda por 3 sets a 0, ainda na regra antiga do vôlei, a pontuação ia até 15, porém tinha a vantagem, e um set poderia durar mais de uma hora.

Já em 2004, com a nova regra, onde os pontos passaram de 15 para 25, mas sem a vantagem, ou seja, bola no chão é ponto, independente de quem tenha sacado, a Seleção Masculina de Vôlei derrotou a Itália por 3 sets a 1, e subiu ao pódio pela segunda vez para receber o ouro, nas olimpíadas de Atenas na Grécia.

Melhor do que ganhar, é ganhar com a torcida em casa, não é? E assim foi nas olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Com o comando de Bernardinho a seleção masculina ganhou mais uma vez da Itália, por 3 sets a 1 e conquistou o ouro pela terceira vez.

E no meio destas medalhas a Seleção Masculina de Vôlei, ainda conquistou a prata em 1988 disputada em Los Angeles/EUA, em 2008 nas Olimpíadas de Pequim/China  e em 2012 em Londres/Inglaterra

Já a Seleção Feminina de Vôlei, a conquista do ouro olímpico veio em 2008, disputada em Pequim na China. Ao comando do bicampeão,  José Roberto Guimarães, o time venceu os Estados Unidos por 3 sets a 1 as meninas subiram no lugar mais alto do pódio pela primeira vez.

E em 2012, a seleção feminina venceu mais uma vez os Estados Unidos, 3 sets a 1, mas desta vez nas olimpíadas de Londres na Inglaterra, e trouxeram mais um ouro para o Brasil.

E a seleção feminina de vôlei conquistou sua primeira medalha de bronze em 1996 nas olimpíadas de Atlanta/EUA, nas olimpíadas de 2000 em Sidney/Australia conquistou o segundo bronze.

No quadro geral de medalhas o vôlei masculino lidera o ranking de medalhas olímpicas, com 3 ouros, 3 pratas.

Já o vôlei feminino está em quinto lugar com 2 medalhas de ouro e 2 de bronze e no quadro geral o Brasil fica em segundo lugar com um total de 10 medalhas, perdendo apenas para União Soviética com 12 medalhas e se ambos os times ganharem essas olimpíadas podemos empatar no ranking.

 

Volei de Praia

 

O vôlei de praia tanto para homens quanto para mulheres foi incluído nos jogos olímpicos a partir das olimpíadas de Atlanta em 1996. Um Comitê Olímpico Nacional pode enviar até dois times para o torneio de vôlei de praia. E já na estreia da modalidade nas olimpíadas o Brasil deu show, com pódio duplo, pois a dupla Jaqueline Silva e Sandra Pires conquistaram o ouro e a dupla Mônica Rodrigues e Adriana Samuel ficaram com a prata.

E desde então o Brasil nunca mais voltou para casa sem uma medalha no peito.

Nas olimpíadas seguintes foram assim:

Em 2000 em Sidney/ Australia no masculino

Prata para as duplas: José Marco Melo e Ricardo Santos no feminino

Prata para as duplas: Adriana Behar e Shelda Bedê

E bronze para as duplas: Adriana Samuel e Sandra Pires

Já nas olimpíadas de 2004 em Atenas/Grecia a dupla: Ricardo Santos e Emanuel rego trouxeram o ouro para o Brasil no masculino

E no feminino a dupla: Adriana Behar e Shelda Dedê trouxeram a prata.

Em 2008 nas olimpíadas de Pequim/China a dupla: Marcio Araujo e Fábio Luiz Magalhães garantiram a prata e Ricardo Santos e Emanuel rego ficaram com o bronze.

Em Londres/Inglaterra nas olimpíadas de 2012 no masculino a dupla: Alison Cerutti e Emanuel rego ficaram com a prata e no feminino a dupla Juliana Silva e Larissa França garantiram o bronze.

Em nas olimpíadas do Rio de 2016 o masculino foi ouro com a dupla Alison Cerutti e Bruno Schimidt e o feminino ficou com a prata conquistada pela dupla Ágatha Bednarczuk e Barbara Seixas.

No ranking geral de medalhas olímpicas o Brasil está em primeiro lugar com 13 medalhas, em segundo lugar está os Estados Unidos com 10 medalhas