Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Crianças de 5 anos ficam fora do calendário de vacinação contra a gripe

Por Agência Rádio 2 – 17/03/2022

 

Crianças acima de cinco anos estão fora do calendário de vacinação contra a gripe.

Nos grupos prioritários estão idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde, que receberão as doses a partir de 04 de abril até 02 de maio.

Na segunda etapa – de 03 de maio a 03 de junho – serão imunizadas as crianças de seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente e integrantes das Forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas.

Também estão no grupo os caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e urbano, portuários, pessoas privadas de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em regime socioeducativo.

A vacina que será distribuída é a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan de São Paulo.

O imunizante é atualizado anualmente para proteger contra novas cepas do vírus influenza.

Neste ano, atuará contra o H1N1, H3N2 e tipo B.

Segundo o Ministério da Saúde, crianças que já receberam algum dose da vacina Influenza ao longo da vida devem tomar apenas uma dose em 2022.

Já aquelas que serão imunizadas pela primeira vez devem agendar a segunda dose 30 dias após a primeira dose da vacina contra a gripe.

De acordo com a pasta, crianças acima de 5 anos não receberão as doses porque a campanha será simultânea à do Sarampo e podem faltar seringas se ampliar o público-alvo.